Hoje em dia, o e-mail executa um papel importantíssimo e absolutamente essencial na comunicação. A praticidade e rapidez com o que se podem enviar mensagens pela internet a vários destinatários, elegeram essa ferramenta como um dos principais recursos de comunicação utilizados na atualidades.
Com o seu crescimento, essa tecnologia trouxe consigo diversos benefícios, porém, trouxe malefícios também, como a grande proliferação de e-mails indesejados, ou seja, os Spams, os vírus e/ou códigos maliciosos que vêm acarretando prejuízos financeiros, seja por perda de tempo, com leituras de informações confidênciais ou com a destruição de informações preciosas da empresas.
O objetivo desse post e falar sobre o MTA (Mail Transfer Agent) Exim, juntamente com o anti-virus Clamav e anti-spam SpamAssassin.
O Exim é um MTA livre desenvolvido pela Universidade de Cambridge por Philip Hazel em 1995, para usos de serviços de computação da universidade e para ser usado por sistemas Unix conectados a internet. Esse software está disponível livremente sob os termos da Licença Pública Geral (GNU GPL).
Dentre as inúmeras vantagens do Exim sobre outros MTA do mercado, têm-se a segurança e a facilidade de controle e auditoria, além do poder das configurações e da facilidade de integração com bancos de dados e outras ferramentas.
O Clam Antivirus (Clamav) é um antivírus open source que possui versões para Windows (o ClamWin) e Linux, com atualizações diárias. É disponibilizado pela licença GPL. O Clamav para Linux, pode ser usado pela linha de comando, ou baixando um pacote especial para ser usada em uma interface gráfica, pelo pacote ClamTK.
O Clamav é um pacote de ferramentas anti-vírus específico para correio eletrônico em servidores de e-mail. O Clamav possui várias funcionalidades. Algumas delas:
· Análise em linha de comando;
· análise automática “ao acesso”;
· suporte incorporado da maioria dos formato de correio.
O SpamAssassin é um programa de computador licenciado por meio da licença Apache e utilizado como filtro de spam enviado através de mensagem eletrônica.
Esse post é uma parte do meu projeto de estágio da faculdade, o objetivo e na próxima postagem mostrar a instação e cofiguração do MTA na distribuição Slacwkare.
Abraços...
Nenhum comentário:
Postar um comentário