Pronatec 2 - Informática
Aula 01 --- Sistema Operacional ---- Linux ...
Ementa:
Sistemas
Operacionais (Linux):
·
Introdução
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Sistema Operacional e sua Estrutura
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Drivers
·
Sistemas Multi-tareta e monotareta
·
Sistemas Mono usuário e multiusuário
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Comandos Linux – Trabalhar com Shell
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Sistemas de arquivos Linux
·
Estrutura de diretórios Linux
·
Permissões de arquivos
·
Usuários
Linux
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O Sistema Operacional e a Interface Gráfica
·
Shell Script
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Arquivos e Programas de Configuração
Avaliações:
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3 Provas ( 60 pontos)
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1 Trabalho (10 pontos)
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Seminário (10 Pontos)
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Trabalhos em Sala de Aula (20 pontos)
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Participação (05 Pontos)
Total: 105 Pontos
Definição:
- Informática: É o termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e e processamento de informações em meios digitais.
|
Entrada ---------------- Processamento
------------------- Saída
- Sistema operacional é um software (programa) ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário.
É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada
(num processo chamado de bootstrapping) e, a partir de então,
não deixa de funcionar até que o computador seja desligado.
O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas,
como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo
computacional.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org
- Hardware: São os componentes físicos de um sistema de computador, abrangendo quaisquer periféricos.
Ex.
Impressoras, modens, monitor, disquetes, scanner, mouses, etc..
- Software: Programas de computador; instruções que o computador é capaz de entender e executar.
Ex. DOS, Windows, Word, Excel,
PowerPoint, Access, etc.
Tipos de Software:
- APLICATIVO - Software usado para atividades específicas.
Ex.
Processadores de texto, planilhas e bancos de dados que executam as tarefas
solicitadas pelo usuário.
- SOFTWARE BÁSICO - Sistemas Operacionais, que controlam o funcionamento do computador.
Ex. DOS,
Windows, Linux Novell, Unix, etc.
- Duas outras categorias, que não se encaixam entre os softwares básicos nem entre os softwares aplicativos, embora contenham elementos de ambos, são os softwares de rede, e as linguagens de programação.
Sistema Operacional
Mono-Tarefa:
- O ambiente mais simples é aquele onde um usuário executa um aplicativo de cada vez. Como o próprio nome diz, o S.O. permite que apenas uma programa (tarefa) seja executado de cada vez.
Exemplo: MS- DOS – Microsoft
Sistema Operacional
Multi-tarefa:
- Os sistemas multitarefa representam um avanço em relação aos sistemas monotarefa. Muitos comportam apenas um usuário, que, pode, entretanto, executar várias atividades ao mesmo tempo, como impressão, digitação de texto e acesso a Internet, etc.
Exemplos:
Windows, Linux, etc.
Software
Proprietário x Software Livre.
“Liberdade”
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é
prisioneiro das consequências." Pablo Neruda
Software
Proprietário é um programa para computador que é licenciado com direitos
exclusivos para o seu produtor.
Exemplo: Windows, Microsoft Officce
(Word, Excel,etc)
Obs.: O seu uso,
redistribuição (doar, emprestar, vender a terceiros) ou modificação (Adequar as
suas necessidades) é proibida.
Software
Livre é um software que permite que possamos fazer alterações em seu código
fonte sem que o proprietário precise autorizar, ou seja, podemos
adequar as nossas necessidades.
Exemplo: Linux e
suas distribuições.
Mas será que
todo software livre é gratuito?
- O que é uma distribuição? O que é uma distro Linux?
Distribuição
Linux é um sistema operacional incluindo o kernel Linux e outros
softwares de aplicação, formando um conjunto.
Kernel à
Núcleo do sistema operacional. (Gerenciamento de memória, processos, dos
arquivos, etc).
Historia do
Linux:
- Tudo começou em 1991, quando Linus Torvalds começou a trabalhar no desenvolvimento de um sistema Unix para rodar em seu 386. Na época, o único sistema similar era o Minix, um sistema operacional para uso acadêmico, que era bastante limitado. No início, Linus usava o Minix para rodar o editor, compiladores e outras ferramentas de desenvolvimento que utilizava para desenvolver o kernel Linux, mas, a partir de um certo ponto, ele passou a usar o próprio Linux. Ou seja, depois de um breve período de encubação dentro do Minix, o Linux passou a ser desenvolvido dentro do próprio Linux.
- De início, o kernel Linux era um projeto muito pequeno, o hobby de um único programador. Entretanto, ele tinha uma grande vantagem em relação aos sistemas UNIX que o precederam: o simples fato de ser disponibilizado sob a licença GPL. Isso permitiu que outros programadores adotassem o projeto, passando a contribuir com melhorias e correções. Subitamente, toda a demanda acumulada em relação a um sistema Unix para micros PC foi canalizada em torno do Linux, fazendo com que o sistema passasse a crescer em um ritmo cada vez mais acelerado, chegando ao que temos nos dias de hoje.
Licenças GPL
A licença GPL
(Licença Publica Geral) idealizada por Richard Stallman em 1989 e a de maior utilização por parte de software livre,
tão comentada, mas ao mesmo tempo tão mal compreendida, pode ser resumida em 4
direitos básicos e uma obrigação:
1- Aplicativos
disponibilizados sob a GPL podem ser usados por qualquer um e para qualquer
fim, sem limitações. Mesmo que eventualmente os criadores mudem de ideia e
resolvam passar a distribuir novas versões do programa sob outra licença, as
versões que foram distribuídas sob a GPL continuam disponíveis, o que permite
que outros desenvolvedores criem uma derivação e continuem o desenvolvimento.
Isso traz uma boa dose de segurança para quem usa o aplicativo, já que reduz a
chance de ele ser descontinuado e ficar indisponível. Enquanto houver um volume
considerável de usuários interessados no aplicativo, é bem provável que o
desenvolvimento continue, de uma forma ou de outra.
2- Direito de
tirar cópias do programa, distribuí-las ou até mesmo vendê-las a quem tiver
interesse. Existe a possibilidade de ganhar algum dinheiro vendendo CDs
gravados, por exemplo, mas como todo mundo pode fazer a mesma coisa, é preciso
vender por um preço relativamente baixo, cobrando pelo trabalho de gravação e
não pelo software em si, que está largamente disponível.
Isso faz com que
a forma mais eficiente de ganhar dinheiro com os softwares seja prestar suporte
e vender serviços de personalização e não com a venda direta, como no caso dos
softwares comerciais. Para o cliente, acaba sendo vantajoso, pois o custo de
implantação será o gasto com a consultoria e treinamentos, enquanto ao
implantar um software comercial qualquer, ele gastaria também com as licenças
de uso.
3- Direito de
ter acesso ao código fonte do programa, fazer alterações e redistribuí-las.
Para um programador este é o principal atrativo, já que permite criar novos
projetos usando como base o código fonte de programas já existentes (ao invés
de ter sempre que começar do zero), sem falar na grande oportunidade de
aprendizado que examinar o código fonte de outros programas propicia.
4- Direito (e ao
mesmo tempo a obrigação) de redistribuir as modificações feitas. Este é o ponto
onde existem mais mal-entendidos. Se você desenvolve um software por hobby, ou
para usá-lo internamente na sua empresa, e não possui interesse em explorá-lo
comercialmente, você pode simplesmente divulgar o código fonte para todo mundo,
o que é o caminho mais lógico se você pretende atrair outros interessados em
ajudá-lo no desenvolvimento. Mas, caso você pretenda receber pelo seu trabalho
de desenvolvimento, existem duas opções:
a) Você pode
distribuir o software livremente para aumentar a base de usuários e ganhar
vendendo suporte, treinamentos e personalizações.
b) Você só é
obrigado a distribuir o código fonte a quem obtém o software, de forma que você
pode trabalhar batendo de porta em porta, vendendo o software para alguns
clientes específicos e fornecendo o código fonte apenas para eles. Não existe
nada de errado com este modelo, mas você perde a possibilidade de ter
contribuições de outros desenvolvedores, o que pode ser ruim a longo prazo.
Exercícios -----
Valor 2 Ptos .... Para motivar um pouco!!!!
- O que é um software e um hardware?
- O que é e para que serve o sistema operacional?
- Cite exemplos de dispositivos de entrada e de saída.
- Cite exemplos de Sistema Operacional.
- O que difere um software proprietário de um livre.
- Fale basicamente sobre a licença GPL.
- O que é um código Fonte.
- O que é um Kernel.
- O que é uma distribuição Linux.
- Cite exemplos de distribuições Linux.
- O que é um sistema Multi-Tarefa.
- O que é um código Fonte.
- O que é um compilador.
- O que pensa sobre liberdade de escolha? (Pessoal)
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