Google

NetShoes

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Terminal Linux e Comandos Linux

Aula – Exercícios – (09/10/14)

Definições:

Terminal Linux: É um emulador de linha de comando, onde utilizamos para “dar ordens” ao sistema, através de comandos em texto puro.
No ínicio todos os sistemas operacionais utilizavam apenas CLI (linha de comando) que tem por característica uma interface modo texto. Desta forma apenas usuários com experiência poderiam utilizar o sistema operacional, visto que era necessário o conhecimento de comandos para operação do computador. Hoje, graças a evolução tecnológica temos diversos sistemas operacionais que disponibilizam uma interface gráfica amigável, por exemplo, GNOME, KDE, Xfce, Window Maker, etc.
Entretanto, a interface no modo texto no Linux também evoluiu juntamente com as novas tecnologias, possibilitando uma administração mais detalhada, completa e complexa do Linux, como na utilização de programas em modo texto. No Ubuntu Linux o software padrão utilizado no terminal é o Bash (Bourne-again Shell).

Comandos do Linux: Um comando do Linux é uma palavra especial que representa uma ou mais ações. Um interpretador de comandos também é conhecido como shell ou modo texto. Ele é o programa responsável por interpretar essas instruções enviadas pelo usuário e seus programas para o kernel. No Linux, você poderá ter vários interpretadores de comandos (ao contrário do que acontece no Windows que só tem o command.com).
O interpretador de comandos é que executa comandos lidos do teclado ou de um arquivo executável. É a principal ligação entre o usuário. Entre os programas interpretadores de comandos podemos destacar o bash , csh  e sh  entre outros.


Exercícios:

Com intuito de familiarizarmos com o sistema Linux, faça uma pesquisa dos seguintes comandos abaixo e informe o retorno que cada comando nos proporciona:

1.   man
2.   help
3.   info
4.   date
5.   cal
6.   cp
7.   time
8.   ls
9.   free
  .   du
  .   df
1.  ps
1.  kill
1.  killall
1.  cd
1.  pwd
1.  rm
1.  mv
1.  mkdir
2.  chmod
2.  tar
2. gzip
2. usermod
2. useradd
2. addgroup
2. cat
2. grep
2. who
2. w
3. ifconfig
3. ping
3. arp
3. su
3. sudo
3. clear
3. halt
3. reboot
3. shutdown

É abaixo pesquise e informe as descrições do conteúdo de cada diretório do Linux.

/
/boot
/home
/proc
/etc
/mnt
/dev
/root
/var


Nenhum comentário:

Escola Técnica de Viçosa - R. Dr. Milton Bandeira 160 3º andar