Google

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Sistema de Arquivos

A principal diferença entre o sistema de Linux e um sistema Windows é o sistema de arquivos. No linux não são utilizadas letras para os drivers, para identificar as diferentes partições. Sob o Linux, existe apenas um único diretório principal. Você pode relacionar isto com o drive C: do ambiente DOS. Cada partição em seu sistema é montada como um diretório dentro do diretório principal. É como se você tivesse um disco rígido expansível.

Chamamos o diretório principal de diretório root (ou raiz), e o mesmo é representado por uma barra (/). Este conceito pode soar estranho, mas isso torna sua vida mais fácil quando você quer adicionar mais espaço. Por exemplo, vamos dizer que você ficou sem espaço em disco no diretório /home. Muitas pessoas ao instalarem o linux criam uma única partição raiz. Bem, como uma partição pode ser montada para qualquer diretório, você só precisa ir até a loja mais próxima e comprar um disco rígido novo e montá-lo como /home. Você agora colocou mais espaço em seu sistema. E tudo sem precisar mover nada de lugar.

Abaixo, você irá encontrar as descrições dos diretórios mais importantes:

bin - Programas essenciais para os usuários são armazenados aqui. Isso representa um conjunto mínimo de programas requeridos pelo usuário para a utilização do sistema. Coisas como o shell e os comandos do sistema de arquivos (ls, cp, e assim por diante) são armazenados aqui. O diretório /bin também não recebe modificação após a instalação.

boot - Arquivos que são utilizados pelo Linux Loader (LILO). Esse diretório também recebe pequenas modificações após a instalação.

dev - Tudo no Linux é tratado como arquivo, inclusive dispositivos de hardware como as portas seriais, discos rígidos, etc. Em ordem de acessar esses dispositivos, um arquivo especial chamado de dispositivo de conexão tem de estar presente. Todos os dispositivos de conexão são armazenados no diretório /dev. Você vai descobrir que isso é verdade através dos muitos sistemas operacionais baseados em Unix.

etc - Esse diretório mantém os arquivos de configuração do sistema. Todos os arquivos de configuração do X Window, o banco de dados do usuário, até o sistema de inicialização de scripts. Com o tempo, o administrador do sistema ficará bastante familiarizado com este diretório.


home - O Linux é um sistema operacional multi-usuário. A cada usuário no sistema é dado uma conta e um diretório único para seus arquivos pessoais. Este diretório é chamado de diretório raiz do usuário. O diretório /home é fornecido como localização padrão para os diretórios raiz do usuário.

lib - As bibliotecas do sistema que são necessárias para operações básicas do sistema são armazenadas aqui. A biblioteca C, o carregador dinâmico, as bibliotecas ncurses e os módulos do kernel estão entre as coisas aqui armazenadas.

mnt - Este diretório contém pontos de montagem temporários para discos rígidos em operação ou drivers removíveis. Aqui você encontrará os pontos de montagem para o seus derives de CD-ROM e de disquete.

opt - Pacotes de software opcionais. A idéia por trás do diretório /opt é que cada pacote de software instalado no diretório /opt/pacote de software, que seja fácil de remover depois.

proc - Este é um diretório único. Ele não é realmente parte do sistema de arquivos, mas sim um sistema de arquivos virtual que provê acesso às informações do kernel. Vários pedaços de informação que o kernel quer que você conheça são transportados a você através de arquivos no diretório /proc. Você pode enviar informação para o kernel através desses mesmos arquivos. Tente o comando cat /proc/cpuinfo.

root - O administrador do sistema é conhecido como root no sistema. O diretório raíz do usuário root é mantido em /root em vez de /home/root. A razão é simples. O que acontece se o diretório /home estiver em uma partição diferente do diretório / e não puder ser montado? O usuário //root irá querer logar e repara o problema. Se o seu diretório de usuário raíz estiver no sistema de arquivos danificado, será meio difícil para ele conseguir logar-se.

sbin - Programas essenciais que são rodados pelo usuário root e durante o processo de boot do sistema são mantidos aqui. Usuários normais não irão rodar programas neste diretório.

tmp - Local de armazenagem temporária. Todos os usuários possuem acesso de leitura e escrita neste diretório.

usr - Este é o maior diretório em um sistema Linux. Tudo o mais vem aqui, programas, documentação, o código-fonte do kernel. Este é o diretório que você mais irá gostar de estar instalando programas.

var - Arquivos de log do sistema, informações de cache, e arquivos protegidos de programas são armazenados aqui. Este é o diretório para mudanças freqüentes de informação.
Depois da instalação e da descrição do sistema de arquivos você já tem uma boa noção do funcionamento do linux, não tenha medo, instale, reinstale só assim você aprenderá.

Lembre-se é com os erros e que aprendemos mais, por isso tente, nunca desanime.

Nenhum comentário:

Escola Técnica de Viçosa - R. Dr. Milton Bandeira 160 3º andar